Lavabo: um cartão de visitas
- 16 de junho de 2023
- admin
- 0 comentários
O Lavabo conquistou devagarinho o seu importante espaço dentro de um projeto. Mesmo em reformas, ele se tornou peça indispensável na área social de qualquer residência. Não muito distante de nossas lembranças, ele se reduzia a apenas uma bancada com bojo para lavar as mãos. O banho social, próximo aos quartos ou área íntima era a única opção a ser usada pelos visitantes. Nada prático e confortável. A privacidade estava sob ameaça constante. Mas a lógica e racionalização dos espaços, busca da preservação do íntimo e a valorização do conforto fizeram do lavabo peça essencial.
Um cantinho bastante especial, é assim que apelidamos o nosso lavabo. É sem dúvida, o cartão de visitas de nossas casas. Mesmo em espaços quase sempre muito reduzidos, ele merece atenção redobrada, permitindo que a sua decoração seja ousada, exótica e oferecendo uma toalete rápida e agradável. Raramente o lavabo dispõe de dimensões expressivas. Com 1,0m de largura é possível projeta-lo. A bancada, o bojo, e o vaso como peças obrigatórias ditam a layout deste espaço. É preciso deixar que a imaginação trabalhe da melhor forma, transformando poucos metros quadrados com muito charme e elegância.
Por não estarmos falando de área molhada, o uso e abuso dos revestimentos é certo. A escolha destes é básica para a sua decoração final. Dos tecidos às cerâmicas, das texturas aos mármores, dos painéis de aço escovado aos de madeira, dos espelhos ás fórmicas texturizadas, temos variadíssimas opções no mercado.
Espelho é um ótimo recurso. Acima da bancada ou em paredes laterais, ou em todo o pé direito conseguem efeitos belíssimos. Não só proporcionando um pouco de amplitude, mas auxiliando na luminosidade do ambiente. As suas dimensões, formatos, desenhos são infinitos, podendo ditar o estilo do lavabo.
O piso precisa ser bem elaborado com muito cuidado. Peças assentadas na diagonal disfarçam a metragem reduzida. Ou ainda a opção por cores neutras colabora para a sua discrição.
O desenho e material de acabamento da bancada se apresentam das mais variadas formas e cores. De folheados de madeira a mármores italianos, podemos explorar todas as opções que nos são apresentadas. Para facilitar a abertura da porta, podemos fazer um recorte limpo, discreto e charmoso no tampo resolvendo esta questão.
A iluminação é ponto forte em todos os ambientes, principalmente em espaços pequenos. No lavabo, a bancada e espelho devem receber todo o seu destaque. Aí estarão peças de arte, adornos, flores, torneiras de design arrojado que merecem realce. Se a ventilação natural não for possível, é preciso a instalação de um sistema de exaustão que passe pelo forro do rebaixamento. Já a possibilidade de explorar uma vista do jardim externo é superinteressante, desde que preserve a sua intimidade.
O mercado sempre investiu muito em peças para banheiros como louças, cubas, torneiras e acessórios. Sabem que estas peças têm lugar garantido neste espaço denominado lavabo. Cubas de apoio e de sobrepor com acabamentos diferenciados em resina e cerâmica estão à disposição dos arquitetos e decoradores.
Ninguém permanece muito tempo no lavabo, por isso este espaço deve se destacar. O lavabo exige um toque de encanto para cumprir sua finalidade com muito charme e bom gosto.
Nenhum comentário ainda