A guerra dos estilos
- 30 de maio de 2023
- admin
- 0 comentários
Pode parecer brincadeira quando tentamos definir um estilo para determinado ambiente. As vezes são tantos que se misturam que não conseguimos identificar um sequer.
Agrupar vários pode até ser interessante, mas é preciso ter cuidado para não criar uma confusão visual. Primeiro a escolha de um determinado estilo como sendo o de destaque é imprescindível, mesmo sendo apenas em um móvel que se queira enfatizar. Depois acrescente detalhes de outro estilo. Um sofá de linhas retas e pés cromados pode perfeitamente estar acompanhado de mesas neoclássicas ou em frente a um recamier biedermeier, por exemplo.
Dentro desta variedade enorme de estilos que são apresentados, o essencial é saber exatamente do que se trata cada um deles. Ao longo da história da Arte, o homem precisou se expressar de várias formas. Na pintura, arquitetura, escultura, teatro e música surgiram muitos modelos destas manifestações. O estilo inglês, o estilo neoclássico, o estilo contemporâneo, o estilo “clean” e tantos outros tem características bem marcantes e próprias. Conseguir distingui-las já é um grande começo para a sua escolha. O primordial é destacar apenas um estilo e deixar o restante, se houver, misturar-se com harmonia e equilíbrio.
Por: Monica Salgado Resende
Nenhum comentário ainda